o fracasso é....


Numa sociedade ligada mais ao ter que ao ser, parece que o sucesso material é requisito para a felicidade. Então as pessoas são encorajadas a competir, a testar quem é o melhor. Melhor é relativo. E qual é o sentido de ser "o melhor"? Bom mesmo é ser melhor para si e para os outros; ultrapassar os seus próprios limites e defeitos, sem que com isso, jamais, tenha de desconsiderar o próximo (alteridade).

Alguns querem atropelar invariáveis, como tempo e o espaço, para chegar mais alto, sempre mais, sem se preocupar com as consequências. Desperdiçam momentos e saúde para terem matérias: pó. E depois, provavelmente, não conseguirão recuperar. Há coisas que o dinheiro e o poder não recuperam, como a liberdade e a paz – com muitos exemplos hoje, de que o poder desmedido, criminoso, cerra em grades.

Nesse ímpeto por sucesso, poucos estão preparados para o fracasso, ainda que saibamos que o fracasso é humano. E olha que alentador, vários julgados como fracassados na história foram extremamente felizes, bem sucedidos. Quer dizer que você pode ser um fracasso para os outros – se se importar – e, mesmo assim, ser verdadeiramente bem sucedido quantos aos seus propósitos de vida. Isso é o que vale.

Ora, se para chegar ao que se pretende tem de se percorrer um caminho, nem sempre será um tapete dos sonhos; existirão barreiras, subidas e descidas, e pedras que poderão ser propositadamente atiradas em sua direção. Devemos estar preparados para superá-las. Até mesmo simples palavras são jogadas a esmo com o intuito de te demover dos seus objetivos.

Sobre o sucesso, muitos não notam, não tem a ver com poderio econômico ou social, mas sim com êxito no que se deseja. Serei bem sucedido se for feliz nos meus estudos; se tiver um cachorro ou ajudar alguém; conseguir fazer a viagem dos sonhos; criar meus filhos etc. Essas pequenas coisas, e outras ainda mais simples, para muitos insignificantes, como tomar banho de cachoeira, lançam uma sensação de satisfação pessoal inestimável. Ainda assim, a sociedade incute a ideia de que o sucesso está relacionado com a possibilidade de vencer, ter o primeiro lugar sob quaisquer condições; em último plano, ter excessivos bens materiais. Para isso alguém será superado, desumanamente.

O fracasso, meus caros, é inerente à vida. É aventurar-se sobre mares indômitos. É saber que, para alcançar, às vezes dependeremos dos outros, que podem não estar dispostos a ajudar ou, do contrário, estarão mesmo preparados a atrapalhar. E se fracassar é ser vencidx, a derrota é pessoal, bem verdade que dura, mas edificante. Muitas outras conquistas virão, sem dúvida, nessas lutas do dia a dia, nem que com isso se tenha de tentar o que se quer quantas vezes for necessário.  

Comentários